Tema:
A Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia
Introdução
O presente trabalho faz uma abordagem sobre a Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia, visto que a Avaliação constitui um processo de análise da dinâmica e desempenho do aluno e do professor.
Assim a Avaliação constitui um subsídio importante para a tomada de decisões sobre a melhoria da qualidade de ensino, informando aos intervenientes para o seu constante aperfeiçoamento.
Objectivos
Gerais:
nCompreender o processo de Avaliação de Aprendizagem no ensino de Geografia
Específicos:
nConceptualizar a Avaliação da aprendizagem;
nAnalisar as modalidades e as funções de Avaliação de aprendizagem no ensino de geografia;
nRealçar a importância da avaliação para o ensino de geografia.
Evolução da AvaliaçãoDesde o séc. XX atravessou 4 gerações:
1.Mensuração = Sistema classificatório; testes e exames determinavam a passagem do aluno Sistema Tradicional;
2. Descritiva = Critérios, padrões e avaliação educacional;
3.Julgamento = Aluno respondia pela medida das descrições feitas, surgiram provas orais;
4.Negociação = Processo interactivo, negociação e construtivo = Informa – se aos agentes do PEA para reflectir se estão alcançando os objectivos propostos.
A Avaliação em Geografia, deve – se adequar à última geração, “...pois o professor ensina a observar, a reflectir, a criticar (...) formando mentes do que encher cérebros de definições” (MONBEIG,2007)
Conceito de Avaliação
“...É um componente do processo que visa, através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os objectivos propostos, daí orientar a tomada de decisões em relação às actividades didácticas seguintes” (LIBÂNEO, 1990:195).
Funções de Avaliação
Segundo CARDINET (1993:11) são:
nRegular = Professor regulador do processo do PEA;
nOrientar = Diagnosticar face aos objectivos;
nCertificar = Garantir o diploma no final do ano.
Porém, “...dentre as funções de avaliação estão presentes as de Informar, seleccionar controlar, gerir, promover, etc. ” (Duarte, 2001:56).
Modalidades de Avaliação
Questões
Avaliação Sumativa
Avaliação Formativa
Momento (quando?)
Final da Aprendizagem
Durante a Aprendizagem
Destinatário (Para Quem?)
Escola, Pais, Sociedade
Professores, Alunos Sociedade
Procedimentos (Como?)
Notas e Erros
Interacção e Erros
Papel do professor
Paga os êxitos e castiga os erros
- Regulador e
- auxiliador do aluno
Papel do aluno
Sujeito Passivo
Sujeito activo
Importância de Avaliação para o Ensino de Geografia
•Permite o crescimento intelectual dos alunos;
• Desenvolve uma atitude crítica sobre os problemas da sociedade;
• O aluno participa activamente no PEA, contribuindo de forma positiva para a melhoria da qualidade de ensino e cumprimento dos programas;
• Permite ao professor compreender as dificuldades existentes no PEA e mudar estratégias de modo a alcansar os objectivos propostos.
Conclusão
nA Avaliação através da negociação é a que nos parece mais importante porque exige que o aluno observe, reflicta e critique os fenómenos geográficos;
nAvalia – se quando se recebe e se valorizam as informações;
nA Avaliação é educativa quando torna o aluno consciente da realidade do presente e do futuro;
nA principal modalidade de avaliação usada nas escolas moçambicanas é a Sumativa que tem muita subjectividade, conduz a injustiças e torna frustrados os alunos mais fracos.
www.constanciotsambe@yahoo.com ou www.constanciotsambe@blogspot.com
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